quinta-feira, 13 de março de 2008

história reticente - cap.I

Contrariando a expectativa da menina, aquele dia amanhecera claro e de um azul infinito. Não combinava em nada com o que ela estava vivendo – mas estava vivendo. E, por isso, seus olhos recusavam-se a abrir. Ela não queria enfrentar. Estava cansada. Uma tristeza branca invadiu seu corpo, que ficou ainda mais reticente. Meu Deus, preciso levantar. Preciso. E foi com uma energia esvaída que Stella abriu os olhos. Com uma lentidão pesada, ergueu-se da cama estreita onde passara a primeira de muitas noites que ainda viriam. O quarto era apertado para as duas camas e a pequena mesa. Mas só ela dormia ali, naquela manhã. As paredes estavam úmidas e com a pintura envelhecida. Descascava com facilidade. Não havia quadros, apenas uma janela para o mundo, com uma fresta laranja de sol nascente avisando que a vida continuava. Isso além das camas, a mesa, o teto, o piso, Stella e um vazio que não cabia naquele cômodo mofado.Stella Teresa Rizzo havia chegado à casa dos portugueses na noite anterior. Trazia consigo uma pequena valise desbotada com algumas poucas roupas velhas. Usava um vestido não menos desbotado, sapatos surrados e empoeirados pela viagem de sua casa, na fazenda Esperança, até ali. Seus cabelos castanhos estavam emaranhados e presos em um coque. E seus olhos verdes eram opacos e despretensiosos. Ela tinha 15 anos e não sabia, ainda, a bela mulher que podia ser. Seu corpo grande e ossudo a deixava um tanto desengonçada e escondia segredos que nem ela conhecia. Seu andar era arrastado. Estava chegando àquela casa para ajudar na limpeza e se casar. Seus pais precisavam sobreviver.

Criei mais um blog. Agora para publicar contos divididos em capítulos... nem sei no que vai dar, mas espero que dê em boas emoções...

Esta é uma narrativa que escrevi de supetão, há algum tempo, com a pretensão de que pudesse dar prosseguimento, mas acabei engavetando... Resolvi publicar pois assim, quem sabe, consigo dar continuidade a ela, melhorá-la... E se você, meu caro, quiser palpitar, criticar, dar idéias, sugerir, até mesmo dividir essa história... Tudo tudo será muito bem vindo!

3 comentários:

Camilla Tebet disse...

Estou aqui relendo. Frases como: "Estava chegando àquela casa para ajudar na limpeza e se casar", são definitivas para o seu texto. Elas demarcam quem é sua personagem e dão uma idéia do que ela vai passar. SHOW.

Joice Worm disse...

Luci, estou começando por aqui. Vou acompanhar o seu conto. No meu "pequeno milagre" também dá me atrevi a fazer o mesmo com um conto que comecei e não acabei. E como era longo, fui publicando por partes. Depois desisti. Não houve comentários e eu senti como se ainda estivesse na gaveta... Até hoje, é como se nunca tivesse postado nada. Não me motivei e continuei os posts da forma anterior. Ninguém notou... Enfim.
Mas quanto a ti, pode contar comigo! Beijos grandes da Joice.

eder ribeiro disse...

Entrei nesta história de "bicão" e logo de cara deu vontade de permanecer. Virei mais vezes para me entreter e ver no que vai dar. Aguarda-me e como incentivo achei a introdução bem escrita. Bjos.