domingo, 23 de março de 2008

história reticente - Cap.V

O fogo espalhara-se muito rápido. Em minutos, a casa todo estava tomada por chamas altas. Mas o pior era o silêncio. O silêncio do clamor do fogo. Ele ardia em labaredas assassinas. Consumia tudo, sem piedade. Como tem que ser. A fumaça cheirava morte. Odor repugnante de pele esturricada. Carne queimada. Não havia gritos... A não ser o de Stella.
Ela acordou com o seu próprio grito. O coração inquieto, os olhos encharcados. Mãos frias e boca trêmula. Suava. Estava sentada naquela imensa cama daquele imenso quarto em um imenso escuro. Desmedida solidão povoada por medo. Meu Deus, onde estou, onde estou? Estava no desespero. O desespero de um pesadelo que há tanto não a atormentava... O maldito voltou! E mais real do que nunca. Calma, calma. Preciso me acalmar. Não é real, não mais. Abraçou as próprias pernas. Enfiou o rosto no meio delas, como que tentando proteger-se de suas próprias lembranças. Deixou o ar entrar e foi recuperando o fôlego, devagar. O coração foi sossegando. Acendeu a vela e encheu o copo de água. Bebeu rápido, na ânsia de apagar o incêndio que nunca a abandonara, desde aquele amaldiçoado dia de sua curta infância.
Levantou-se da cama e foi até a cômoda onde acomodara suas coisas naquela noite, a primeira dentro da casa dos Almeida. O quarto era grande demais pra ela e seus poucos pertences. Mas deu de ombros. Não tinha o que fazer, a não ser aceitar ficar ali. Pelo menos por enquanto. Abriu sua caixinha de música, que estava sobre o móvel. E de lá tirou o colar e o pingente que sua mãe lhe dera, um pouco antes do dia do incêndio. Continha uma foto sua e outra de Sophia, sua irmã. Fitou o rosto angelical da garotinha. Lembrava sua mãe. Mesmo não recordando as feições da mãe com perfeição, sabia que eram muito parecidas. Sentiu os dedos formigarem e o estômago revirar. Não pode conter as lágrimas. Não era apenas saudade. Stella sentia uma incontida revolta, amarga e dolorida. Sabia que sua vida seria diferente se seus pais ainda estivessem vivos. Mais uma vez, encolheu-se. Enxugou as lágrimas e apertou a foto da irmã. Acalmou-se e tomou mais um gole de água, absorta em suas lembranças.
Da última vez que viu Sophia, a menina tinha cinco anos. Seus cabelinhos eram cor de mel, assim como os olhos grandes e brilhantes. Estava agarrada à uma boneca de pano de olhos de botão amarelos. Antes de partir, Stella beijou-lhe a testa. Com apenas sete anos, a irmã mais velha tornara-se ainda mais velha depois de perder os pais. Cada uma ficou com uma família. Sophia com tia Antônia, que apesar de ser viúva e não ter filhos, alegou não ter condições de arcar com a educação das duas crianças. Stella foi morar com tios paternos que não conhecia. E que agora eram os seus pais.
Da irmã nunca mais soube. Aqueles olhinhos de mel. Essa era a lembrança que Stella guardara da pequena Sophia. Um dia a encontrarei, minha querida. Eu juro.
Um feixe de luz laranja cortou seu olhar absorto. E Stella percebeu que estava amanhecendo. Levantou-se e decidiu continuar. Resolveu descer para tomar o café antes que a família despertasse. Abriu a porta com cuidado e desceu as escadas. Entrou na cozinha, cautelosa. Não havia ninguém ainda. Apressou-se a colocar a madeira no fogão para esquentar a água do café. Então ouviu aquela voz grossa, mas suave, pronunciando o seu nome. Não precisou virar-se para saber que era Joaquim.

11 comentários:

Luis Eustáquio Soares disse...

bom dia, luci. obrigado pela visita. acabo de seu conto e parece que vou ser o primeiro a comentá-lo, felizmente. o incêndio do passado, separando irmã e pais é parte integrante do incêndio maior do presente em que, juntos, também estamos separados, incomunicáveis, ainda que comunicando, dada a tragédia que nos desconeta uns dos outros, indivíduos que somos, pra solidão e pra mais-valia econômica, nunca afetiva.
b
e uma ótima semana,
luis

Friendlyone disse...

A perturbação que a personagem sofre pelos pesadelos e lembranças a torna mais densa. Gostei bastante desse capítulo, talvez seja o que eu mais tenha gostado até agora!

Abraço.

:-)))

Narradora disse...

Gosto da forma como a história de Stella vai sendo apresentada. Mostrando, aos poucos, os porquês...

Camilla Tebet disse...

Coitada. Nesse capítulo fiquei com dó da Stella. E raiva da tia ruim que não quis ficar com as duas. Mas quero logo saber do Joaquim...
adorei o capítulo. Estou esperando mais...
Tudo o que disseram ai em cima é verdade, o personagem está se construindo aos poucos..
Beijos

Germano Viana Xavier disse...

Eita, minha linda, que dia vou ter mais tempo disponível para ler toda essa "história reticente"?

A vida minha tá danada, mas estou sempre na expectativa de uma folga pra ler tudo dos meus amigos...

Beijos, minha linda!

Germano
Aparece...

Ilaine disse...

Oi, Luci!

Você descreve de forma precisa os passos de Stella. Como é bom lê-la... Prosa poética. Aguardo pelo próximo capítulo.

bj

Jacinta Dantas disse...

Ei Luci,
estou por aqui, acompanhando sua história reticente que me prende os olhos e a atenção. E nesse capítulo, fogo e revolta...mágoa.
Beijos
Jacinta

Anônimo disse...

recém aporto aqui, leio esse capítulo - logo mais lerei os outros - mas desde já se percebe o extremo cuidado com a longuagem e fluência do texto. gostei muito. abraços.

Letícia disse...

Luci,
Admito. Li só uma parte, mas caso não se importe, salvei o texto e vou ler. Preciso ler. Preciso saber o fim e os meados.

Bjs...

Letícia

Ilaine disse...

Luci!

Aconchego-me aqui novamente...

Obrigada pela visita no baú.

bj

Germano Viana Xavier disse...

Histórias que nunca se acabam porque a dona das palavras é poço sem fim...

Feliz das letras, sempre enamoradas por ti...

Beijos, minha querida!

Germano
Aparece...