quarta-feira, 30 de abril de 2008

História reticente - Cap. VII

Não demorou para dona Izabel acordar. Logo que voltou à cozinha, Stella encontrou a mulher fazendo o café. Disse um tímido bom dia. Dona Izabel respondeu com um sorriso pálido. Ajudou-a com a arrumação da mesa. Logo seu Pedro e Antenor chegaram. Sentou-se com a família.
- Izabel, onde está Joaquim? – perguntou o pai, com os olhos serrados.
Dona Izabel fez uma cara de “você bem sabe”. E seu Pedro não preocupou-se em esconder o descontentamento.
- Não sei como posso confiar nesse rapaz. Temos muito trabalho hoje. E ele sabe disso. Mesmo assim, passa a noite na farra e nunca acorda cedo.
Então olhou para Antenor, que estava distante, compenetrado nas notícias do jornal do dia. Pronto para ir para a faculdade.
- Assim que terminar essa maldita faculdade, virá trabalhar comigo, meu filho.
Antenor olhou para o pai, passivamente. Sorriu sem sorrir. Fez que sim com a cabeça. Mas Stella percebeu a contrariedade controlada do rapaz. Sim, ele sentia-se como ela. Então fitou-o com um olhar morno. Ele não percebeu. Estava muito ocupado com a sua raiva contida.
Stella sentia-se aliviada por Joaquim não estar ali. Tomou seu café com tranqüilidade e, depois de arrumar a cozinha e ajudar dona Izabel com a limpeza da casa, saíram às compras. Voltaram apenas na hora do almoço, que havia sido preparado por Izildinha, a única criada daquela casa.
Stella sentou-se tranquilamente à mesa, ao perceber mais uma vez a ausência de Joaquim. Mas logo foi surpreendida por sua voz rouca, fazendo festa para a família.
Sentiu o coração bater mais forte. Pulsou tão alto que chegou a doer. E seu rosto ficou quente. Baixou a cabeça, sem perceber. Mas alguém percebeu. E não gostou.
Seu Pedro repreendeu o filho, que pareceu não dar importância. Ele disfarçava seu sorriso. Como era feliz esse Joaquim. Antenor observava calado. Contido.
Dona Izabel aparentava estar irritada. Adorava o seu caçula. E Stella ardia. Foi surpreendida, então, por uma declaração de seu Pedro.
- No próximo sábado oficializaremos o noivado. – exclamou, de repente, o patriarca.
Stella levantou a cabeça. E sentiu os olhos pesados de Antenor sobre os seus. Era a primeira vez que ele a olhava de verdade.
- Faremos uma pequena recepção. E seus pais virão, menina Stella. Enviei-lhes um telegrama hoje.
Mais uma vez, Stella ficou calada. Queria berrar. Mas nada fez. Sentia-se revoltada, pois iria ficar noiva de um homem que sequer ouvira a voz. E o pior: tratava-se de um maldito covarde, que acata ordens, como ela. Um alguém sem voz. Um alguém sem sal. Na verdade, pensou, um alguém tão ninguém quanto ela.
Então, Joaquim dirigiu-se a ela, tirando-a daqueles pensamentos tão declarados por suas feições contrariadas. Não percebera, mas todos já haviam deixado a mesa. Menos Joaquim, que a fitava sem medo.
- Então, minha menina, não gostou da notícia?
- Não tenho que estar feliz ou triste. Não tenho escolha. Não sou dona de mim.
Ele riu, mas seu olhar era de alento. Parecia gostar dela.
- Você estava linda hoje. Estou feliz por ser você a minha futura esposa.
Stella olhou-o, incrédula. Como??? Ela sempre soube que se casaria com o filho mais velho dos Almeida. Não acreditou na insinuação de Joaquim.
- Sim, minha querida. Fique tranqüila, pois você vai ser minha. Só minha – disse Jaoquim, saindo dali mais uma vez com um sorriso.
Stella não soube o que sentir. Mas começou a esboçar um leve sorriso. “É, a vida pode ser boa, enfim”.

13 comentários:

Narradora disse...

Oi Luci,
Como vai ser isso menina? Como ela vai casar com ele?
Curiooooosa...rs
Bjs

Jacinta Dantas disse...

Fico aqui sentindo um friozinho na barriga pela Stela...
É menina, já estou me apaixonando pelo Joaquim. Aguardo os próximos passos.
Beijos
Jacinta

Joice Worm disse...

Luci... Não há dúvida que tenho que ler todos os capítulos. Estou um bocado perdida... Amanhã é domingo e cá estarei!

Friendlyone disse...

Surpreendente, Lucciana! Gosto de Joaquim e torço por ele, vc sabe!!! Mas o que será que ele vai fazer pra roubar Stella do irmão???

Bruna Waltrick disse...

Oixx!!
Amei aqui!
Poderia paxar la nu meu blog e comentar?
É uma história de uma garota adolescente super legal!!
Te espero lá!
Bjus!!!!
meu blog é o:
http://diariodeumagarota1.blogspot.com

Beto Mathos disse...

E põe reticências nesta história...
Tá bacana...tô que nem noveleiro das oito.
Beijo!

Anônimo disse...

narrativa que flui e tem muito fôlego, deliciosa de se ler. no aguardo de mais capítulos. abraços.

Ilaine disse...

Menina, o final do capítulo arrepiou... Estou torcendo por Stella.

Continue, Luci. Aguardo o próximo episódio.

Beijos

Germano Viana Xavier disse...

Essas histórias que não terminam em sim...

Gosto assim.
No vão ficamos...

Abraços de sempre e sempre...

Germano
Aparece...

Flávio Racy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Lu....
Teus blogs estão muito legais...
Beijão pra ti!!!
Flávio

Francisco Castro disse...

Oi, gostei muito do seu blog.

Parabéns!

Um abraço

Joice Worm disse...

Ops. Já vi que aqui há uma história que não estou a acompanhar. Mas tenho que voltar para ver onde deixei o fio da meada.
Um beijo grande para ti, linda!